O futuro do trabalho

Com as incertezas no mercado, você está preparado para as mudanças que estão ocorrendo no âmbito profissional?

Desde que nos identificamos como sociedade, os avanços nas técnicas e tecnologias no trabalho têm sido constantes.

Podemos citar aqui algumas dessas mudanças mais drásticas como a famosa revolução industrial nos séculos XVIII e XIX, a indústria 3.0, a 4.0, recheada de tecnologias e alta produtividade e o mundo pós o novo Coronavírus.

 

Mudanças no cenário mundial:

Muitos começaram a ver com mais clareza as drásticas mudanças em todas as esferas da sociedade e principalmente no mercado de trabalho, após a pandemia do novo Coronavírus.

Porém essas mudanças estão ocorrendo há vários anos, o que aconteceu foi o aumento da velocidade em que essas mudanças estão sendo empregadas devido às novas necessidades da economia como o comércio touchless, a descentralização dos escritórios que agora se baseiam no home office, o fortalecimento do comércio eletrônico e o aumento de demanda pela análise de dados ou Big Data. Estes são apenas os pontos mais aparentes desta transformação que está acontecendo debaixo de nossos pés.

Hoje o online e as novas técnicas de mercado estão tomando conta da cabeça dos consumidores e das corporações. A inovação e reinvenção se tornaram obrigatórias e não mais algo a ser pensado em um cenário futuro quase hipotético.

Muitos dos processos manuais em fábricas e escritórios estão sendo definitivamente substituídos. A temível substituição de operários, executores de tarefas repetitivas, análises médicas por robôs é irreversível.

Este cenário pode trazer medo para alguns, pois afinal, atividades executadas por humanos serão realizadas por softwares, hardwares e outros equipamentos. Apesar de trazer grandes desconfortos, esse cenário deve ser encarado como mais uma oportunidade de evolução. Onde existiam apertadores de botões, existirão programadores de softwares, cientistas de tecnologia, gestores de qualidade. Toda ruptura no mercado traz um dano primário, mas também uma enorme perspectiva de futuro.

Podemos já observar este efeito acontecendo no turismo de negócios, pois reuniões deixaram de ter a necessidade de acontecerem com as partes presentes e se encaixaram perfeitamente em reuniões feitas através de aplicativos. Em outro ponto, vemos também o número de imóveis para escritórios sendo devolvidos aos proprietários crescer como nunca antes, pois os times agora preferem trabalhar remotamente do lugar que desejarem.

A inovação não tem que ser para ontem ou para agora, ela já aconteceu.

Empresas que continuarem com a mentalidade e processos analógicos estarão fadadas a perder mercado, atendendo somente à parte da população que também não entrou na mentalidade digital.

 

Acreditamos que o Brasil acordou de vez para os avanços tecnológicos através do uso de ferramentas e facilidades. Mas a grande dúvida é… Você e sua corporação estão olhando esse cenário como uma oportunidade de crescimento ou como algo que pode acabar com sua empresa?

Passaremos a seguir uma lista de dicas de podem ajudá-lo a se adaptar a esse novo cenário e fazer sua empresa crescer.

 

Você inserido nesse novo mundo:

– Conhecimento: O novo cenário pede atualização constante, pois dia a dia surgem novas tecnologias, ferramentas e tendências. Esteja antenado em seu meio e em suas tendências, porém sem nunca perder o foco no cliente e suas necessidades.

Esteja em constante evolução.

Coragem para adaptação: É comum o medo da mudança. O ser humano por natureza, prefere ficar onde está, onde é mais seguro. Porém, no ramo empresarial ficar parado pode custar o seu negócio. Tudo na vida é costume!

Conhecimento – Prática – Repetição.

– Conhecimento crítico: Muitas tendências são ditas como verdades, questione-as, coloque-as a prova e aprenda com elas.

– Conhecimento analítico: Olhe a situação como um todo. Cada decisão de sua empresa deve ser baseada em fatos, dados e muito conhecimento empregado. Entendemos que devido a velocidade de nossos dias, parece impossível, mas o importante é tentar e aprender continuamente.

– Líder do futuro: Muito se fala sobre liderança no futuro e suas tendências, mas hoje tentaremos passar algo mais prático.

O que é importante para um líder do futuro?

Ter visão analítica e crítica do cenário, observar dados e ter a capacidade de condensá-los em informação.

Quais as suas qualidades?

Essas qualidades não são válidas somente para os novos tempos, mas fizeram grandes líderes no decorrer da história.

Sem vaidades: Um líder não pode apenas focar em seu próprio eu, ele deve focar no todo e em resultados compartilhados. Nunca é sobre você e sim sobre o outro.

Comunicação Assertiva: A capacidade de comunicação é a base para um líder de sucesso, estimule essa habilidade dia a dia com sua equipe.

Aprendizagem Continuada: O futuro chegou e com ele uma montanha de conteúdos acessíveis e gratuitos. Aproveite e aprenda cada vez mais. Ser muito bom no que você faz hoje não garante que continuará sendo. É necessário equilibrar sua estratégia, para entregar no presente e semear para o futuro.

Competências emocionais e cognitivas: Antes mesmo do Covid-19, já se falava muito sobre o mundo VUCA. Ou seja, contexto onde a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade aceleram cada vez mais. Para sobreviver a esse movimento, é necessário unir diversas capacidades, se relacionar com as pessoas e desenvolver competências socioemocionais.

Buscar apoio nesse processo pode te ajudar consideravelmente.

Trabalho remoto: As habilidades para se trabalhar remotamente estão sendo postas à prova nesse exato momento. Dezenas de milhares de funcionários trabalhando em casa, seus líderes controlando demandas e qualidade por meio de programas. A habilidade para lidar com novas tecnologias deve ser desenvolvida, identificando os pontos fortes e fracos, avançando para uma melhor performance.

Educação EAD: A era de domínio dos cursos presenciais acabou. Os ensinos à distância podem ser válidos para o seu negócio tanto para consumo, quanto para venda.

Identificação dos valores: Uma empresa forte é aquela que transmite seus valores para os funcionários. Identifique sua identidade e mãos à obra. Uma empresa bem posicionada pode atrair excelentes funcionários e tem boas chances de melhorar seu posicionamento no mercado.

Mentores: Uma ajudinha é sempre bom, não é mesmo? Você não precisa saber de tudo e ficar com todo o fardo em seus ombros. Se possível, contrate um mentor capacitado, que irá instruí-lo por onde caminhar e ajudá-lo a crescer.

 

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